Não abandone a piscina no inverno: natação no traz benefícios a saúde.

Muitos pais tiram os filhos pequenos da natação durante o inverno por medo de agravar resfriados ou crises de asma e bronquite, o que é um erro.

Durante o inverno o ar fica mais seco e o próprio frio faz uma vasoconstrição que dificulta a respiração.

Os problemas de asma e bronquite se agravam e as crises são mais frequentes.

Durante o período do inverno é muito importante a prática de exercícios físicos para ativar a circulação e melhorar a troca gasosa.

A natação é o esporte mais indicado para crianças e adultos com problemas respiratórios.

No entanto, exatamente neste período, os pais retiram as crianças desta atividade com medo que se resfriem ou entrem em crises asmáticas.

É justamente o contrário: a natação melhora evita e aumenta o intervalo das crises respiratórias, ou seja, aumenta o período de remissão das doenças respiratórias.

A umidade da água facilita a troca gasosa, as propriedades físicas da água, como o empuxo, ajudam na amplitude de movimento da musculatura das costas, do abdômen, de todo tronco, facilitando a inspiração.

 A pressão hidrostática ajuda na expiração, que é a maior dificuldade do asmático, pois ele se asfixia pela quantidade de ar inspirado, que não consegue soltar.

A pressão hidrostática pressiona a musculatura expiratória, esvaziando os pulmões e deixando só o ar residual, o que aumenta a mobilidade do tórax e melhora o sistema cardiorrespiratório. 

Os exercícios coordenados com a respiração, os movimentos de braços alongando todo o tronco e os movimentos das pernas melhoram o retorno venoso, o que é importante para evitar resfriados, bronquite e crises asmáticas.

Cuidados

O único cuidado importante nessa época do ano é evitar o choque térmico, principalmente nas crianças, bebês e idosos. Procurar piscinas cobertas e evitar entrar em contato com ar condicionado imediatamente.

É imprescindível agasalhar-se para sair da piscina, retirar a roupa molhada, colocar roupa aquecida antes de voltar para casa.

Tomado este cuidado, não abandone a água no inverno: torne-se aliado dela.

Lembre-se: que é muito importante ir ao medico para verificar se você pode fazer natação em época te frio e também uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade física.

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